segunda-feira, 9 de julho de 2007

As dúvidas das Apitadelas!

Utilizem este espaço para esclarecer as vossas dúvidas acerca das leis, situações de jogo, regulamentação, etc...
Comentem...
Um grande Abraço...

34 comentários:

Anónimo disse...

o que podemos fazer quando um arbitro prejudica claramente uma equipa durante um jogo.?

Anónimo disse...

porque se passam os arbitros tantas vezes por "coitados" quando eles muitas vezes propositadamente e que provocam os adeptos?

Anónimo disse...

um arbitro assistente faz gestos improprios para o publico durante uma partida de futebol o que deve-mos fazer?

Anónimo disse...

o arbitro tem o poder de dispensar o assistente se no seu entender ele nao estiver a cumprir com o seu trabalho...

arbitro disse...

malta nao podemos estar sempre a castigar os arbitros nos aqui por leiria temos arbitros muito fixes e muito bons e obvio que tambem temos alguns mais fracos

Anónimo disse...

È claro q o arbitro tem o poder de dispensar os serviços do seu AA, pois ele é a entidade máxima durante um encontro de futebol!
Mas isso não é assim tão facil...
Uma pergunta?! Pórque é que os arbitros nunca podem responder ás provocações do publico? Onde está isso escrito? Temos de ouvir e calar? Ponham-se na nossa situação! Se os adeptos de futebol tivessem um bocado mais de formação, não seria aos arbitros que chamariam nomes, mas sim aos jogadores da sua equipa que so fazem asneiras!!!

Anónimo disse...

VENHO AQUI LAMENTAR O COMPORTAMENTO DO SENHOR ÁRBITRO JOÃO MENDES, não pela arbitragem do Jogo em si, mas pelo comportamento social que demonstrou no jogo Cartaxo - Futebol Benfica, fazendo a Comitiva esperar uma hora para entregar a documentação, e sempre que o Delegado do meu Clube ia á cabine a solicitar a documentação, apresentava-se ainda equipado e resposta era sempre a mesma quando estiver eu chamo.
No minimo inadmissivel e provocatório, falta de bom senso e exagerada prepotencia. Assim não Senhor Árbitro, num jogo na Madeira corre-se o risco de perder o avião.
Fica a apreciação de quem achar que deve dar uma opinião para saber se estou errada.
mariafatimacandido@hotmail.com
sócia do C.F.Benfica e assisti ao referido jogo.

Anónimo disse...

Sra dona maria de fatima!
Não é nd de anormal uma equipa de arbitragem demorar uma hora no balneario... Existem muitos procedimentos a realizar que não passam so por tomar banho. Existem fichas e o relatorio a preencher. De certeza q os arbitros não fizeram de proposito, pois deviam tambem ter pressa de ir para casa!
E é preciso ter em conta que o relatorio de jogo deve ser efectuado no balneario, e se o jogo teve alguns cartões e casos complicados, isso tem tudo de ser mencionado convenientemente no relatorio!
O sr presidente do conselho de arbitragem, mesmo sendo vosso amigo, deve ter dado certamente razão á equipa de arbitragem!
Espero que esteja esclarecida! cumprimentos...

Anónimo disse...

Lamento que tenha respondido como anónimo, mas respeito.
Não vi casos complicados, o unico foi a exibição de cartão amarelo ao nosso Delegado ao Jogo, uma pessoa defensora de árbitros, nós até o criticamos, pois está sempre a defender os árbitros, e foi advertido injustamente, Mas nunca tinha acontecido igual(a espera dos cartões, por tanto tempo). Se fosse na Madeira perdiam o Avião.
Em relação dizer serem amigos do Presidente, desconheço essas questões. já jogos arbitrados por árbitros de Leiria, tais como Paulo Pequeno, Jorge Fautino, Sérgio Sedas, e foram uns Senhores impecáveis, não tenho nada contra árbitros de Leiria, mas o Senhor João Mendes exagerou na prepotência, e o relatório da policia vai esclarecer tudo.
Saudações Desportivas
mariafatimacandido@hotmail.com

Anónimo disse...

As ameaças de que conheciam e iriam ligar para o Carlos Esteves começaram cedo... Mas nem toda a gente é pressionável!

FAFÁ disse...

Continua como anónimo, mas já vi de quem se trata, o observador deve-lhe ter dado a nota que o seu comportamento mereceu, ninguém lhe fez ameaças, e o comportamento do nosso delegado foi correcto, como é habitual, como tal não sofreu nenhum castigo, só o seu de fazer esperar 1h e 10m pela documentação em ar de gozo, e falta de respeito pelos os outros elementos presentes. Se acha que esteve bem, a pressão que sofreu não foi do lado do meu Clube, pois os 2 penaltis inventados foram contra o meu Clube, espero que continue a fazer muitos jogos dos campeonatos jovens, para apreender e estar mais qualificado para fazer seniores, pois senão a queda aos distritais vai ser um facto.
E respeite o seu Presidente, pois é uma pessoa integra e não atende pressões de Clubes nem de outras paragens, pelo que se conhece.
Seja digno e responda em concreto ao que se passou no referido jogo, com verdade.
Ninguém pos em causa o seu valor no referido jogo, pois cada um é para aquilo que nasce, e não podemos exigir mais de si. Mas como HOMEM, tem obrigação de respeitar o seu semelhante, pois foi respeitado, sem ofensas, nem atitudes agressivas.
Faça uma análise de consciencia, para não voltar a errar no aspecto social, pois em relação ao papel de árbitro, fica para quem de direito o julgar.
Saudações Desportivas

Unknown disse...

Nem só dizer mal de arbitragens menos conseguidas, se deve falar.
Deve-se enaltecer quem está bem.

Estádio Municipal de Rio Maior
Árbitro:- Luciano Gonçalves-A.F.Leiria, também é possível apitar bem, quando se tem valor, postura e isenção, foi o caso deste jovem árbitro, que fez uma excelente arbitragem, um diálgo correcto com jogadores e restantes agregados ao jogo. Tem condições para chegar longe na arbitragem, continuando com este comportamento. Bem auxiliado. Valorizou o Espectáculo Desportivo.

Rio Maior - 3 Futebol Benfica - 1

Anónimo disse...

fafa tenho uma duvida, onde diz na lei de jogo o tempo que um arbitro tem para entregar as fichas, eu sei que eles têm de tomar banho, são obrigados a fazer o relatório no balneario e depois então sim entregam as fichas de jogo e no fim ambos os delegados tem de acompanhar o arbitro ao carro, nisto tudo não sei quanto tempo leva mas posso lhe dizer que como delegado ao jogo ja tive de esperar muitas vezes perto de uma hora, e se não esperar sofro sanções pois os cartoes vao para a respectiva associação e é uma carga de trabalho para os levantar, mas pelo que vejo para os vossos lados e diferente.

Anónimo disse...

quanto aos arbitros que nomeiam conheço pessoalmente os 2 e não vejo necessidade de os comparar são pessoas diferentes e ambos bons arbitros não tentem denegrir a imagem dos arbitros que não "comem" convosco, pois se realmente e como foi dito acima que ameaçaram ir falar com o presidente do conselho de arbitragem cuidado pois são situações dessas que andam a ser investigadas em alguns processos

Anónimo disse...

e já agora o que diz o relatorio da policia? ja que segundo palavras suas "vão esclarecer tudo"

Anónimo disse...

e já agora o que diz o relatorio da policia? ja que segundo palavras suas "vão esclarecer tudo"

Anónimo disse...

Pois senhor Nelson de leis burocráticas percebo pouco, mas de ética, não é normal passado uma hora o árbitro receber os Delegados e ainda se encontrar equipado, ou acha normal? nunca tinha acontecido, tanto tempo de espera, quem foi castigado sabe dizer? Não é hábito do meu Clube comer com os árbitros, mas sim receber bem, como mandam os regulamentos, mas também gostamos de ser respeitados. Ninguém ameaçou o árbitro, mas sim comunicar que iamos fazer uma exposição o que é bem diferente.
Este Clube não é de arruaceiros, mas sim organizado e com Gente Responsável e com conhecimentos técnicos, para poderem expor o que de anormal se passar. Reconhecer competências e posturas correctas.
Espero que fique esclarecido.

Anónimo disse...

Então explique-me o porquê de o sr presidente ter ligado logo de seguida ao arbitro em questão a perguntar o que se tinha passado? Eu até conheço o regulamento, e não me lembro de em nenhum ponto vir a mencionar que o sr presidente em situações destas deve ligar ao arbitro!
Deve ter sido informado por vós.
É assim, quem tem amigos, tem amigos.
O arbitro em questão foi despenalizado pois tratou-se de um equivoco. Estranho, não?!

Anónimo disse...

O facto de ninguem ter sido castigado só atesta o facto de que algo está podre no futebol português... O árbitro também não foi castigado nem podia ser, pois não está regulamentado o tempo de preenchimento das fichas e relatório. Portanto a moral da história é tentar perceber como o presidente do conselho de arbitragem liga 5 minutos depois a um árbitro por ter um compadrio com um clube. Enfim mais do mesmo...

Anónimo disse...

Se repreenção não é castigo, então o que é?
So fico impressionado como respondem em anónimo, sabendo tudo.... No final da época vamos ver os resultados!!!

Anónimo disse...

Aqui não há compadrio, existe esclarecimento da verdade.
Duas semanas nas distritais faz bem.

Anónimo disse...

Finalmente e resumidamente saiu o veredicto final... Despenalização para o árbitro e excelente relatório do observador, pelos vistos o relatório na policia deve estar encravado em alguma gaveta num qualquer posto policial. A verdade é só uma e ela vem sempre ao de cima... Como este certamente vão apanhar mais alguns... São aqueles que como em todas as profissões mantem uma conduta séria e defendem os seus valores... Afinal de contas o futebol é apenas um jogo... Tentaram enterrar um arbitro mas têm de usar mais areia... infelizmente não chegou...

Anónimo disse...

Tinhamos posto um ponto final no assunto mas afinal parece que quer guerra, até final a areia vai chegar, e depois o enterro vai ser lindo. Via Regional.
Agora repreenção, mas vai ser o suficiente.
Mas sempre houve penalização, No Vigor da Mocidade foi mais uma sinfonia de apito.
Queres guerra então está aberta.
Tinhamos posto uma pedra no assunto, mas vai ser transmitido alguém esta intervenção aqui no site.
Não chegou o aperto de orelhas.

Anónimo disse...

Vê se tens coragem para levar outra vez 1h e15 m para entregar a documentação? e depois vais ver as consequencias.

Anónimo disse...

afinal pelas declaraçoes e supondo que são de alguem do futebol e benfica, verifica-se que a compadrio e trafico de influencias, olha o apito dourado do futebol não profissional

Anónimo disse...

Leia com atenção as declarações anteriores, voce é advogado do Diabo.
Não meta o Futebol Benfica neste assunto, pois o Futebol Benfica ´tem lá gente que se sabe defender não vem vender peixe para sites.
Grande Nelson das apitadelas xungas.

Anónimo disse...

Senhor Nelson mais uma semana na Regional.
É bom para a tosse...
Para o Ano será com mais frequência!!!!
Defensor do Diabo....

Anónimo disse...

Caros amigos vocês podem ameaçar o homem, mas ele anda no futebol porque gosta. Conheço-o pessoalmente. é uma pessoa integra e responsável. Jogou a bola alguns anos. Conhece os meandro do futebol. Conhece perfeitamente esses jogos de bastidores. é um jovem com bastante valor. é uma aposta do conselho de arbitragem. Por mais pressões que sofra não deixa de ser ele próprio seja a favor ou contra quem for. E pelo que conheço dele e da familia. Meu amigo ele não lê este tipo de cha lá lá. é uim homem bem sucedido.. e caro amigo.. não entre no insulto gratuito... pois ele não entra nesses jogos... eu falei-lhe do que escrevia por aqui.. e respondeu-me "... fiz o que tinha que fazer dentro de campo...quanto ao resto não dou o minimo valor..."

Anónimo disse...

Ainda bem que ele reconheceu, mas tem que ser mais correcto no aspecto social, dentro do campo tem o valor que tem, não é obrigado a mais, cada um é para aquilo que nasce. Para melhorar menos Prepotente, mais humilde. Ningúem o presegue. Passado é Passado.

Anónimo disse...

Talvez um dia menos Feliz, todos temos um dia não. De-lhe um Bom Natal.

Anónimo disse...

CARLOS AMADO UM SENHOR ÁRBITRO, PASSOU DESPERCEBIDO, O MELHOR ELOGIO QUE SE PODE FAZER A UM ÁRBITRO.
O FUTEBOL NÃO É PARA INVENTAR ESTÁ TUDO INVENTADO
FÁfÀ

Unknown disse...

Excelente intervenção de Olegário Benquerença, na tomada de posse de Luis Guilherme, na qualidade de Presidente da Assembleia Geral da APAF, conduziu os trabalhos num estilo moderno, e que agradou á enorme assistência presente.PARABENS.

Anónimo disse...

Ola a todos . Tenho uma duvida , houve um golo anulado este fim de semana e fiquei com duvidas. O avançado cabeceia(aqui n esta fdora de jogo) mais ou menos na marca de penalti a bola vai á barra e no ressalto vai ter de novo ao mesmo jogador sem tocar em ninguem, que faz a recarga e marca golo. ja passava dos 90min e seria o 3-2 a favor da equipa da casa. o Arbitro invalidou e disse que esta na lei de jogo. sinceramente eu penso que este caso da barra por exemplo utiliza-se num penalti ou quando na recarga é um outro jogador que a faz e esta adiantado em relação há linha defensiva. Gostaria se possivel que me tirassem esta duvida!

Anónimo disse...

Caro amigo nessa situação não existe fora-de-jogo, pois para que exista infração á lei XI a bola tem de ser tocada ou passada para um colega de equipa estando ele mais proximo da linha de baliza adversário que a bola e o penúltimo defensor. Nesta situação o mesmo não se verifica pois não houve qualquer passes entre colegas de equipas. O que o senhor escreve relativamente ao pontapé de grande penalidade refere-se ao reinicio de jogo em que o mesmo jogador não pode tocar duas vezes na bola sem a mesma ser tocada por qualquer outro jogador.